GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
ESTUDO DE CASO EM PÉ DE SERRA, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.45.60Keywords:
Formação de professor, QGIS, Cartografia temáticaAbstract
The teaching of Geography combined with the use of Geotechnologies can lead the student to build his or her idea of the world in a more structured way, as it allows analyzing the construction of space at different scales. This article proposes to discuss the diffusion of Geotechnologies in Basic Education through workshops with teachers, seeking to develop a public education policy that includes continuing education and teaching Geography contextualized with the school reality. The methodological procedures involved the elaboration of theoretical material and practical material on Geotechnologies and contextualized teaching, conducting workshops with teachers to discuss the materials and application in the classroom. The study points out contributions that Geotechnologies, through refresher courses and elaboration of didactic resources, can offer to the teaching of Geography and the importance of providing learning situations that value the lived space of the students. The teachers who used the didactic material in the classroom stated that the students showed curiosity and interest in getting to know better the characteristics of the geographic space of the municipality and evaluated the contribution of the material to contextualize teaching with the local reality as excellent.
Downloads
References
AGUIAR, Ponciana Freire. Geotecnologias como Metodologias Aplicadas ao Ensino de Geografia: uma tentativa de integração. Revista de Estudos Geoeducacionais. Ceará, vol. 4, n. 8, p. 54-66, jul./dez., 2013. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/184> Acesso em: 7 de Janeiro de 2019.
CARVALHO, A. P. R. Geotecnologias na contextualização do ensino de geografia no município de Pé de Serra – BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana – BA, 01 de abril de 2019.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escola e construção de conhecimentos. Papirus. Campinas - SP. 2005.
DUARTE, R. L. ANUNCIAÇÃO, V. S. Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio: a formação continuada de professores de Geografia da rede estadual de Ensino no município de Aquidauana – MS. Bol. Goia. Geogr. (Online). Goiânia, v. 37, n. 1, p. 122-139, jan./abr. 2017. Disponível em: < https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/46247> Acesso em: 6 fev. 2022.
FERREIRA, E. M. Geotecnologias como recurso didático para professores de Geografia no ensino fundamental da rede estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana, MS, 20 de março de 2017. Disponível em < https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/4234> Acesso em: 22 de Janeiro de 2023.
FITZ, P. R. Cartografia Básica. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
LAROCCA, P. TOZETTO, S. S. A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação. Revista Transmutare, v. 1, n. 2, p. 162 – 179, Curitiba, jul./dez. 2016. ISSN 2525-6475. Disponível em <https://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937/3306> Acesso em: 8 jan. 2019.
PAZ e SILVA. L. A. SILVA, A. S. Formação de professores e as implicações no ensino de Geografia: uma abordagem sob a perspectiva dialética. Revista Equador, Vol. 06, N° 1, p. 40 – 56. UFPI, 2017. ISSN 2317-3491. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador> Acesso em: 8 jan. de 2019.
PONTES, E. T. M. CAMPOS, G. S. CARVALHO, A. B. Geotecnologias, cartografia digital e geoprocessamento aplicados ao ensino de Geografia e disciplinas afins: uma experiência de extensão no semiárido cearense. GeoFocus: Revista Internacional de Ciência y Tecnologia de la Información Geográfica. n. 21. p. 145-167. 2018. Disponível em: < http://www.geofocus.org/index.php/geofocus/article/view/570> Acesso em: 6 fev. 2019.
SOARES, A. S. A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 22, n. 83 p.443-464, abr./jun. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a08v22n83.pdf> Acesso em: 7 fev. 2019.
SOUSA, I. B. FREITAS, M. I. C. Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II. Revista Brasileira de Cartografia, vol. 70, n. 5, Edição Especial “XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia”, 2018. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44568> Acesso em: 22 jan. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).