ANÁLISIS DE SUELOS OBTENIDOS POR EL MÉTODO TRADICIONAL Y ESPECTROSCOPIA EN LA REGIÓN DEL PARQUE NACIONAL ANAVILHANAS (AM)

Autores/as

  • Deborah Natalie Collyer Monteiro Ufam
  • Raimundo Humberto Lima UFAM
  • Solange dos Santos Costa UFAM
  • Erik Taylor Victor dos Santos UFAM

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.48.30.54

Palabras clave:

Espectroscopia, Geotecnologias, Solo

Resumen

Uma análise de solo reveste-se de primordial importância, haja vista sua função preponderante no planejamento de infraestruturas e empreendimentos civis, na agricultura, na gestão ambiental e conservação dos recursos naturais. Nesse sentido, no Parque Nacional de Anavilhanas (PNA) e entorno, área de estudo, ocorre limitações na obtenção de informações de solos, considerando aspectos específicos como atributos químicos e físicos, impostos, principalmente, pela magnitude territorial, complexidade e diversidade ambiental da região. Os métodos convencionais de análise de solo, devido à demanda por tempo, mão de obra especializada e custos elevados, dificultam a pesquisa e limitam o conhecimento. Este estudo propôs avaliar a espectroscopia como ferramenta de apoio na caracterização textural e mineralógica de solos provenientes da Amazônia comparando seus resultados com os métodos convencionais. As amostras de solos obtidas foram submetidas a uma análise espectral na faixa do VIS-NIR-SWIR do espectro eletromagnético sendo possível diferenciar texturas e estabelecer correlações com os tipos de solo e com os métodos convencionais empregados, destacando-se a identificação de caulinita e óxido-hidróxidos de ferro. No contexto das limitações da área pesquisada, a espectroscopia se revelou como uma ferramenta complementar as técnicas tradicionais por meio da análise detalhada das respostas espectrais, proporcionando informações precisas sobre as propriedades texturais, mineralógicas e químicas do solo. Essa abordagem possibilitou uma avaliação abrangente contribuindo para avanços na pesquisa e no conhecimento pedológico do PNA e seu entorno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-02-09

Cómo citar

Monteiro, D. N. C., Humberto Lima, R., dos Santos Costa, S. ., & Victor dos Santos, E. T. . (2024). ANÁLISIS DE SUELOS OBTENIDOS POR EL MÉTODO TRADICIONAL Y ESPECTROSCOPIA EN LA REGIÓN DEL PARQUE NACIONAL ANAVILHANAS (AM). REVISTA GEONORTE, 15(48). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.48.30.54

Artículos más leídos del mismo autor/a