ELEMENTOS FÍSICOS-NATURAIS DA AMAZÔNIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.44.238.252

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Amazônia, Elementos físicos-naturais

Resumen

A Amazônia é um tema importante no cenário nacional e internacional devido aos serviços ambientais que realiza como a estocagem de carbono, a manutenção do equilíbrio climático da Terra e a elevada biodiversidade. Entender as dificuldades e os desafios enfrentados por professores amazônidas na abordagem dos elementos físicos-naturais dessa região é importante. Pois, estes muito contribuem ensinando e sensibilizando a população local sobre a riqueza físico-natural e os serviços ambientais realizados por esse complexo ambiental, cujos serviços refletem na qualidade de vida de todas as pessoas do mundo. O presente artigo tem o intuito descrever e analisar quais os conhecimentos são mobilizados pelos professores para ensinar os conteúdos relativos aos elementos físicos-naturais da Amazônia e as dificuldades e desafios para o professor no processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II. A pesquisa é orientada pela metodologia de pesquisa qualitativa e pela análise de conteúdo. Foi realizada a aplicação de questionários com cinquenta professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Manaus, Brasil. De acordo com a pesquisa, os professores apontam dificuldade em dominar o conhecimento do conteúdo de rochas, solo e relevo e apontam a necessidade de uma disciplina específica para abordar as especificidades da região amazônica

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Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Vieira Pereira Mafra, M. (2023). ELEMENTOS FÍSICOS-NATURAIS DA AMAZÔNIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. REVISTA GEONORTE, 14(44). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.44.238.252