A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FOMENTADA PELO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.01.25Resumen
O objetivo central deste texto foi o de evidenciar a importância do ensino de Geografia Política, aplicada tanto na geografia acadêmica quanto na geografia escolar, resultando na formação de uma consciência direcionada à cidadania. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram de base descritiva e explicativa, em conjunto com a metodologia qualitativa, de viés bibliográfico, interagindo com a hermenêutica, na proposta das intertextualizações do que foi escrito, lido e interpretado, para que ocorra uma transformação cognitiva e o leitor forme novas maneiras de compreensão de seu papel na sociedade como cidadão a partir de leituras, criando assim reflexões e possibilidades de entendimento do mundo. Na adaptação literária, visou-se explicar a organização estatal, o que implicou diretamente na utilização da Constituição Federal de 1988, de textos do ensino em geografia e da escola crítica da geografia, pois a partir dela o espaço é considerado produto das constantes territorialidades humana que o moldam, conforme sua intencionalidade, gerando ou impedindo a formação de cidadãos.
Descargas
Citas
BANDURA, Albert – Azzi. Teoria Social Cognitiva. São Paulo: Editora Atmed, 2008.
BOROWSKI, Lara Moraes; FONSECA, Antonio Angelo Martins da. O Ensino da geografia política local na escola como perspectiva de efetivação da cidadania. In: Revista Geografia Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 02, 2017. p. 88-90.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Artigos 205 a 214. Brasília: Senado Federal, atualizada 2018.
CALLAI, Helena Capetti. A geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de geografia. Goiania: NEPEG, 2010. p. 15-38.
CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CASTRO, Sheila; COQUEIRO, João Carlos Pereira; LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. A Produção do Fracasso Escolar e a perda de Consciência de Si: Uma Análise a partir das Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: Revista Labirinto, ano XIX, v. 30, 2019. 203-222.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia. Campinas: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir e TORRES, Carlos Alberto. Estado e Educação popular na América Latina. Campinas: Papirus, 1992.
LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1988.
MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: editora Contexto, 2014. 189p.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: editora Ática, 1993.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec: São Paulo, 1988.
SANTOS, Milton. Espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 1987
SILVA, Diogo Jordão; SILVA, Silvana Cristina da. Contribuições da Geografia Política para a formação do aluno cidadão. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014. p. 01-12.
SOUSA, Maria Goreti da Silva. A formação continuada e suas contribuições para a profissionalização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Teresina Pi: revelações a partir de histórias de vida. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Piauí, 2008, 130 f.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).