O PROBLEMA DOS PNEUMÁTICOS EM RONDÔNIA: IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE EM PORTO VELHO
The tires Problem in Rondônia: impacts on the environment in Porto Velho
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2021.V.12.N.39.238.252Palavras-chave:
Reutilização; Gestão do território; InservíveisResumo
Este artigo possui por objetivo evidenciar algumas aplicabilidades do reuso do material sólido descartado como auxílio para a gestão do território, utilizando como tema específico os pneumáticos inservíveis, evidenciando para tal o município de Porto velho capital da unidade federativa Rondônia. A metodologia utilizada foi viés de pesquisa qualitativa, com tipologia explicativa e descritiva em conjunto com o método o hermenêutico ricoeuriano orientou análise em diversos textos tanto de autores da área da ciência geográfica que abordam conhecimentos nos temas em meio ambiente e nas Leis que normatizam a utilização, reutilização e descarte dos pneumáticos. As empresas responsáveis pela comercialização dos pneumáticos criaram a empresa Reciclanip atendendo a resolução 416/2009 CONAMA, a qual regulamenta a coleta e destinação correta para os pneus em desuso. Como resultado foi constatado que até 2018 havia 1.118 pontos de coleta para pneus inservíveis, destes apenas 3% encontram-se na região norte. Percebeu-se que as indústrias através desse descarte menos agressivo ao meio ambiente visam cumprir com as normatizações e, também ganhar economicamente com a transformação dos inservíveis em outros objetos. Neste sentido, Porto Velho vai na contramão no descarte e na utilização dos inservíveis, também desobedece a legislação ambiental própria para os inservíveis sólidos que é específica em como os entes federativos e seus municípios devem agir.
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