A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FOMENTADA PELO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.01.25Resumo
O objetivo central deste texto foi o de evidenciar a importância do ensino de Geografia Política, aplicada tanto na geografia acadêmica quanto na geografia escolar, resultando na formação de uma consciência direcionada à cidadania. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram de base descritiva e explicativa, em conjunto com a metodologia qualitativa, de viés bibliográfico, interagindo com a hermenêutica, na proposta das intertextualizações do que foi escrito, lido e interpretado, para que ocorra uma transformação cognitiva e o leitor forme novas maneiras de compreensão de seu papel na sociedade como cidadão a partir de leituras, criando assim reflexões e possibilidades de entendimento do mundo. Na adaptação literária, visou-se explicar a organização estatal, o que implicou diretamente na utilização da Constituição Federal de 1988, de textos do ensino em geografia e da escola crítica da geografia, pois a partir dela o espaço é considerado produto das constantes territorialidades humana que o moldam, conforme sua intencionalidade, gerando ou impedindo a formação de cidadãos.
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