O PENSAMENTO SISTÊMICO E SUA APLICABILIDADE NO ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.45.42.54Palabras clave:
Educação Ambiental, Educação Ambiental; Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Geossistemica.Resumen
O debate referente à questão da Educação Ambiental (EA), esta se faz relevante por não se tratar de um tema novo, haja vista que passou a ser discutido, de forma não direta, a partir das Conferências Mundiais sobre Preservação do Meio Ambiente, a exemplo a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) realizada em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972. Porém, o cenário mundial cada vez mais discordante da relevância deste debate, motivou a produção desta pesquisa. Na ciência, observa-se um fortalecimento do pensamento sistêmico que passa a reconhecer sistemas mais complexos e não-lineares, oriundos de Teorias como a autopoiese, fractais, estruturas dissipativas e Teoria do Caos que passam a embasar o chamado paradigma da Complexidade. A partir deste cenário, o presente trabalho busca adentrar, de forma breve, o debate sobre a Teoria dos Sistemas e sua aplicabilidade teórico/metodológica no estudo sobre as mudanças nas propostas de Educação Ambiental e a Formação do Professor de Geografia.
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