O PENSAMENTO SISTÊMICO E SUA APLICABILIDADE NO ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.45.42.54Keywords:
Educação Ambiental, Educação Ambiental; Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Geossistemica.Abstract
The debate on the issue of Environmental Education (EE), this is relevant because it is not a new theme, considering that it started to be discussed, indirectly, from the World Conferences on the Preservation of the Environment, for example the First United Nations Conference on the Human Environment (Stockholm Conference) held in Stockholm, Sweden, in 1972. However, the world scenario increasingly discordant with the relevance of this debate, motivated the production of this research. In science, it is observed a strengthening of systemic thinking that starts to recognize more complex and non-linear systems, arising from of Theories like autopoiesis, fractals, dissipative structures and Chaos Theory that pass to support the so-called Complexity paradigm. From this scenario, the present work seeks to enter, briefly, the debate about Systems Theory and its theoretical / methodological applicability in the study on the changes in the Environmental Education proposals and the Formation of the Geography Teacher.
Downloads
References
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. 102p. 3. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf Acesso em: Jul/2021.
____________.Carta de Belgrado. Disponível em: https://www.mma.gov.br/component/k2/item/8066-carta-de-belgrado.html Acesso em: Ago/ 2021.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.
FONSECA, Raimundo Nonato Veríssimo da.; GURGEL, Bruno Saback. Educação Ambiental em uma perspectiva sistêmica: a percepção de alguns professores sobre a Ecoalfabetização de Fritjof Capra. UNB, 2012. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4395/1/2012_RaimundoNonatoVerissimodaFonseca.pdf Acesso em: Jul./ 2021.
FUINI, Lucas Labigalini. A abordagem sistêmica e a questão da dicotomia físico/social na ciência Geografia. Revista Ciência Geográfica. Bauru: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Bauru. Ano XV, V. XV, N. 1. 2011.Disponível em: http://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXV_1/AGB_dez2011_artigos_versao_internet/AGB_dez2011_06.pdf Acesso em: Jul./ 2021.
GOMES, Lauren Beltrão; BOLZE, Simone Dill Azeredo; BUENO, Rovana Kinas; CREPALDI, Maria Aparecida. As origens do Pensamento Sistêmico: das partes para o todo. Revista Pensando Famílias. V. 18, N. 2, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v18n2/v18n2a02.pdf Acesso em: Jul./ 2021.
GUERRA, Maria Daniely Freire; SOUZA, Marcos José Nogueira de; LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. Revisitando a Teoria Geossistêmica de Bertrand no Século XXI: aportes para o GTP (?). Revista Geografia em Questão. UNIOESTE: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. V. 05, N. 2, 2012. P. 28 – 42. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/5454 . Acesso em: Jul/2021.
LEFF, Enrique. Aventuras da Epistemologia Ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2012.
NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; SAMPAIO, José Levi Furtado. Geografia Física, Geossistemas e Estudos Integrados de Paisagem. Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral: Universidade Estadual do Vale do Acaraú. V. 6/7, N. 1, 2004. P. 167-179. Disponível em: http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/130 Acesso em: Ago/ 2021.
PRIGOGINE, Ylya; STENGERES, Isabelle. A Nova Aliança. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1991.
SORRENTINO, Marcos et al. Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa. São Paulo, V. 31, n.02, p.285-299, mai/ago, 2005. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf&gws_rd=cr&ei=ws6IV9vWM8KDwgSyu5i4CA Acesso em Jul/2021.
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch; ALMEIDA, Francisco Ribeiro de; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Ambiente e estratégias segundo a teoria sistêmica e teoria institucional: estudo comparativo de casos em escolas públicas. In: COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de (Orgs.). Estratégia contemporânea: internacionalização, cenários e redes. Campinas: Akademika Editora, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).