Manguezal; Geoprocessamento; Planejamento Ambiental; Bacias Hidrográficas.
Keywords:
Manguezal, Geoprocessamento, Planejamento Ambiental, Bacias Hidrográficas.Abstract
O presente trabalho visa estabelecer um quantitativo atualizado da vegetação de mangue no estuário do rio Pacoti e de forma complementar, dedica-se também a realizar levantamentos físicos e ambientais da porção correspondente ao estuário, que delimita os municípios de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio. A delimitação da extensão da vegetação de mangue, bem como dos sistemas ambientais foi efetivada por meio da realização de pesquisas bibliográficas, trabalhos de campo e técnicas de geoprocessamento, criando um banco de dados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que permitiu gerar produtos cartográficos relacionados aos temas trabalhados. Avalia-se que esta pesquisa possui relevância, pois busca incentivar ações de planejamento e gestão na área que ainda é acometida por problemas de ordem antrópica, apesar de ser categorizada como Área de Proteção Ambiental (APA), a partir da conservação destes ambientes e de práticas menos impactantes nos sistemas ambientais, além de gerar subsídios para a elaboração do plano de manejo da APA. Utilizando a vegetação como resposta as variáveis naturais e antrópicas, demonstra-se com esta pesquisa o atual nível de conservação do estuário em questão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-09-10
How to Cite
Barbosa, L. N., Lima, V. G. F., Farias, J. F., & Silva, E. V. da. (2016). Manguezal; Geoprocessamento; Planejamento Ambiental; Bacias Hidrográficas. REVISTA GEONORTE, 7(26), 144–159. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2764
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).