O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA O MAPEMANETO DE FOCOS DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL
Keywords:
Geotecnologias, Geoprocessamento, Focos de Queimadas, AmazôniaAbstract
O estudo do espaço geográfico pressupõe uma série de informações que podem ser trabalhadas demaneira fácil e rápida com as novas tecnologias. Neste aspecto, o SIG – Sistema de InformaçãoGeográfica – e as técnicas de geoprocessamento se configuram como ferramentas importantespara omonitoramento e controle dos focos de queimadas.Esta pesquisa teve como uso as geotecnologias noprocesso de controle dos focos de queimadas no Estado do Acre, além de demonstrar a importânciadas ferramentas de geoprocessamento no tratamento dos dados coletados. A pesquisa analisou osfocos de queimadas no Estado do Acre no período histórico entre os anos de 2004 a 2011, período degrandes mudanças no processo produtivo do estado. As técnicas de geoprocessamento foram bastanteuteis na construção dos mapas e na espacialização dos focos de queimadas. Constatamos que entre osanos de 2004 a 2011 foram registrados 30.937 focos de queimadas em todo o estado, sendo que osanos de 2004 e 2005 concentraram a maior parte dos focos, cerca de 40, 6 %. Nos demais anos, 2006,2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 foram registrados 11.6, 10.6, 9.1, 6.8, 15.1 e 6,2 % respectivamente. Évisto também que a maior parte dos focos de queimadas se encontrão às margens das estradas erodovias do estado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-12
How to Cite
Nascimento, F. I. C. do, & Moreira de Lira, E. (2012). O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA O MAPEMANETO DE FOCOS DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1646 –. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2220
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).