ADAPTAÇÃO DA CARTA DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA DO CÓRREGO ARAPUCA: IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO EM CAMPO
Keywords:
Vulnerabilidade Ambiental, córrego Arapuca, Planejamento.Abstract
Diante dos problemas frequentes ocasionados pela ação antrópica sobre o meio, causando degradaçãoambiental há necessidade de estudos que tornem essa relação mais amena. O objetivo dessa pesquisa éa elaboração de 3 cartas de vulnerabilidade ambiental na bacia do córrego Arapuca, EngenheiroBeltrão – PR. A carta de vulnerabilidade foi baseada na metodologia de Ross (1994), atribuindovalores de importância diferentes para cada variável considerada, e a carta final foi adaptada comverificações em campo. Comparando as cartas de vulnerabilidade ambiental quanto a área de cadaclasse, a “forte” permaneceu muito similar nas 3 cartas adaptadas; a carta 02 foi a que mais apresentouáreas divergentes com diferenças de 0,50 km² para a classe “muito fraca”, por exemplo; os valores deárea da carta final (adaptação com base no campo) se aproxima mais da carta 01 que teve 0,33 km² naclasse “muito fraca”; 1,08 km² na classe “fraca”; 0,25 km² na classe “média” e 0,009 km² na classe“forte”. A metodologia mais conhecida na literatura foram úteis na caracterização ambiental da bacia,mas, tiveram que ser adaptadas e verificadas em campo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-12
How to Cite
Petsch, C., & Barion Monteiro, J. (2012). ADAPTAÇÃO DA CARTA DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA DO CÓRREGO ARAPUCA: IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO EM CAMPO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1158 –. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2178
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).