ANÁLISE DO CONCEITO DE PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRAFIA: REFLEXÕES PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
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13 REVISTA GEONORTE, Edição Especial, V. 1, N.4, p.13 – 22, 2012. ANÁLISE DO CONCEITO DE PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRAFIA, REFLEXÕES PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN anaufrn@yahAbstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de paisagem, procurando analisar os erros existentes, quanto ao estudo deste conceito, na disciplina de geografia, propondo, também, reflexões e desafios que sejam mais concernentes a própria evolução da ciência geográfica na atualidade, tendo como público-alvo professores do Ensino Fundamental II. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como está sendo abordado o conceito de paisagem nas escolas e se os docentes estão realizando as adequações necessárias às discussões mais atuais relacionados à paisagem geográfica, decorrentes do acúmulo e da evolução do conhecimento científico no último século. Busca-se, dessa forma, trazer contribuições para se romper com o estudo estático da paisagem, bem como auxiliar na construção de abordagens de ensino mais dinâmicas e interativas com a realidade socioespacial vivenciada pelo aluno, permitindo que o ensino da Geografia nas escolas esteja colaborando para a formação crítica dos cidadãos perante a sociedade. Esta formação crítica obedece à fundamental relação entre sociedade-natureza na qual surge à crise ambiental mundial.Downloads
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2012-12-05
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Câmara Maciel, A. B., & Marinho, F. D. P. (2012). ANÁLISE DO CONCEITO DE PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRAFIA: REFLEXÕES PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 13–22. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1802
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