DIAGNÓSTICO DE PROCESSO HIDROEROSIVO EM ÁREA DEGRADADA POR MEIO DE MONITORAMENTO DE ESTAÇÃO EXPERIMENTAL EM UBATUBA/SP
Keywords:
Diagnóstico ambiental, potencial matricial da ág, ambiente degradadoAbstract
O diagnóstico da área se pautou no monitoramento da estação experimental por meio da instalação de parcelas de erosão, que determinam o total de escoamento e de perda de solo, e através de tensiômetros a vácuo, para entender a variabilidade de drenagem da água no solo. Salienta-se a fragilidade dos ambientes degradados frente às altas taxas de perdas de solo e água, que no período de nove meses totalizam, em média, 36 dias com ocorrências de escoamento em solos que tendem à saturação prolongada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-01-20
How to Cite
Pereira, L., Jorge, M., Guerra, A., & Lago, T. (2014). DIAGNÓSTICO DE PROCESSO HIDROEROSIVO EM ÁREA DEGRADADA POR MEIO DE MONITORAMENTO DE ESTAÇÃO EXPERIMENTAL EM UBATUBA/SP. REVISTA GEONORTE, 5(23), 326–331. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1717
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).