RELAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA PLATAFORMA SUL-AMERICANA COM O PLANALTO RESIDUAL DE MARÍLIA: DATAÇÃO POR TRAÇOS DE FISSÃO NOS MINERAIS ZIRCÃO E APATITA DA FORMAÇÃO MARÍLIA (GRUPO BAURU)

Autores

  • C. Santos,
  • J.O. Nunes,
  • C. Tello,

Palavras-chave:

Geomorfologia

Resumo

O Planalto Residual de Marília localiza-se na Bacia do Paraná. É sustentado pelos arenitos da Formação Marília (Grupo Bauru). Da datação de 110 grãos de zircão e 59 de apatita pelo Método de Traços de Fissão, obteve-se idades que variaram de 640 a 70 Ma. A partir delas permitiu-se excluir atividades termo-tectônicas superiores a 120ºC por no mínimo 1 Ma no planalto, sendo, portanto, idades correspondentes às áreas-fontes de sedimentos e que refletem a estruturação da Plataforma Sul- Americana.

Downloads

Publicado

2014-01-07

Como Citar

Santos, C., Nunes, J., & Tello, C. (2014). RELAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA PLATAFORMA SUL-AMERICANA COM O PLANALTO RESIDUAL DE MARÍLIA: DATAÇÃO POR TRAÇOS DE FISSÃO NOS MINERAIS ZIRCÃO E APATITA DA FORMAÇÃO MARÍLIA (GRUPO BAURU). REVISTA GEONORTE, 5(17), 104–110. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1427