THE BASES OF BRAZILIAN SCHOOL GEOGRAPHY: THEORETICAL-METHODOLOGICAL AND POLITICAL PERSPECTIVES IN THE BOOK “A GEOGRAPHIC EXCURSION: TEACHER'S GUIDE”, BY DELGADO DE CARVALHO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.275.280Abstract
The text in question is a review of the book "The geographic tour: teacher's guide", by Delgado de Carvalho. In addition, it has notes from Professor Pierre Monbeig on a monograph on the farm and the city. From this book, the intellectual production in the field of School Geography is contextualized and unveiled through the identification of theoretical-methodological currents and their relationship with the national reality. Thus, the political content of scientific production is demonstrated.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008.
CASTRO, Therezinha de. Carlos Delgado de Carvalho. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA (IBGE). Geografia e Geopolítica: a contribuição de Delgado de Carvalho e Therezinha de Castro. Rio de Janeiro: IBGE, 2008, p. 21-38.
GEOBRASIL (UERJ). Carlos Miguel Delgado de Carvalho. Disponível em: GEOBRASIL (UERJ). Dicionário dos Geógrafos Brasileiros. Disponível em: https://abrir.link/bMRN5. Acesso em: 20 de jun. de 2023.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 19-42.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 2005.
NISKIER, Arnaldo. Educação brasileira: 500 anos de história, 1500-2000. São Paulo: Melhoramentos, 1989.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Geografia. Disponível em: https://abrir.link/M6Nxe. Acesso em: 21 de ago. de 2023.
VLACH, Vânia Rubia Farias. O ensino de geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, José William Vesentini (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p. 187-218.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REVISTA GEONORTE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).