Análise Numérica do Transporte de Poluentes Emitidos por Incêndios na Amazônia
Keywords:
Condições sinóticas, Amazônia Legal, qualidade do ar.Abstract
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma análise do transporte atmosférico de gases e partículas inertes emitidos por incêndios que ocorreram durante o período de outubro de 2009, incluindo com a situação sinótica atuante na exportação destes poluentes. Para simulação numérica do transporte do monóxido de carbono (CO) e do material particulado (PM2.5) emitido foi utilizado o modelo CATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracers Transport model to the Brazilian Regional Atmospheric Modeling System). O modelo foi inicializado e ajustado com as análises do modelo global AVN/NCEP (Aviation run of the National Center for Environmental Prediction Global Spectral Model), configurado com 3 grades com resolução horizontal de 120, 30 e 10 km, centradas em 01º26’S; 48º26’W sendo que a terceira grade, de maior resolução, cobre o estado do Pará, no qual foi analisado a concentração e transporte dos poluentes, uma vez que, o Pará e Mato Grosso contribuíram com cerca de 70% do desmatamento em toda a Amazônia Legal em 2008/2009. Os resultados indicaram que a simulação apresentou uma boa performance em caracterizar as condições atmosféricas, tendo como padrão de exportação predominante para o interior do continente brasileiro, atingindo Amazonas e Mato GrossoDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-06-17
How to Cite
Ramos, A. M., Conde, F. C., & Oliveira, M. G. R. (2016). Análise Numérica do Transporte de Poluentes Emitidos por Incêndios na Amazônia. REVISTA GEONORTE, 6(25), 24–42. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/10.21170.2015.6.25.2
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).