A INFLUÊNCIA DO ENOS (El Niño Oscilação Sul) NOS TOTAIS ANUAIS DE PRECIPITAÇÃO EM ERECHIM (RS) NO PERÍODO DE 1958-1981
Palavras-chave:
Alto Uruguai, chuvas, IAC, El Niño, La Niña.Resumo
O presente trabalho analisou o comportamento do fenômeno ENOS no Alto Uruguai gaúcho utilizando dados de precipitação da cidade de Erechim (RS) de 1961 a 1981 obtidos da Agência Nacional de Águas por meio de sua plataforma na web (www.hidroweb.ana.gov.br). As falhas mensais encontradas foram preenchidas com o Método de Regressão Linear e, posteriormente testadas suas consistências por meio do Teste de Dupla massa. Foram comparados os totais anuais com as informações de ocorrência de fenômeno ENOS disponíveis no site do CPTEC/INPE. Foram gerados Índices de Anomalia de Chuva (IAC) para avaliar qualitativamente a série com o ENOS. Dos anos considerados sob o El Niño, o IAC classificou 1963, 1972 e 1973 como extremamente úmidos. A ação do La Niña foi confirmada pelo IAC como extremamente seco nos anos de 1965 e 1978. Já os anos de 1961 e 1970 o IAC classificou como muito úmidos, enquanto 1961, 1962 e 1981, muito secos. Comparando-se os IAC obtidos com as informações do CPTEC/INPE verifica-se boa correspondência entre os anos sob ação da componente positiva do ENOS. Já os anos com IAC negativos não apresentaram correspondência com a classificação do CPTEC/INPE para a componente negativa do ENOS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Chechi, L., & Oliveira Sanches, F. de. (2012). A INFLUÊNCIA DO ENOS (El Niño Oscilação Sul) NOS TOTAIS ANUAIS DE PRECIPITAÇÃO EM ERECHIM (RS) NO PERÍODO DE 1958-1981. REVISTA GEONORTE, 3(9), 853 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2548
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).