O TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, A QUESTÃO AGRÁRIA E ESCOLAS DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA EM ESPERANTINÓPOLIS-MA

Autores

  • Ligiéria Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • SAVIO JOSÉ DIAS RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.41.36.59

Palavras-chave:

Educação do Campo, Território, Campesinato, Esperantinópolis-MA

Resumo

Refletir sobre o território da educação do campo no município de Esperantinópolis-MA, sobretudo nos assentamentos de reforma agrária. O mesmo traz reflexões acerca da produção do território a partir das experiências de educação do campo, discutindo ainda sobre o território da educação do campo e a questão agrária no Brasil, enfatizando os conceitos de território e territorialidades camponesas e uma reflexão sobre a questão agrária e as escolas do campo no Maranhão. Partimos de busca de bibliografia, com debate em torno das categorias de educação do campo e território, bem como a produção acerca da questão agrária no Maranhão. As categorias de Educação do Campo e Território se conectam na produção da questão agrária do país. Os projetos de educação do campo implantados foram conquistas dos movimentos sociais, dessa maneira, o PRONERA no município em questão deve ser analisado no conjunto da luta camponesa.

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Publicado

2022-07-01 — Atualizado em 2022-12-25

Versões

Como Citar

Alves dos Santos, L., & RODRIGUES, S. J. D. (2022). O TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, A QUESTÃO AGRÁRIA E ESCOLAS DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA EM ESPERANTINÓPOLIS-MA. REVISTA GEONORTE, 13(41). https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.41.36.59 (Original work published 1º de julho de 2022)

Edição

Seção

Artigos