ARTICULAÇÕES DO ESTADO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
State articulations in solid waste policy management
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.248.263Palavras-chave:
Estado; Política de resíduos sólidos; Plano de resíduos sólidos.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o processo de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir de um dos seus instrumentos estruturantes: os planos estaduais de gestão de resíduos sólidos. Assim, a pesquisa considera o contexto de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins. Baseado em pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas estruturadas por um roteiro com técnicos de agências governamentais ligadas a área ambiental deste estado. Os resultados e análises apontam que durante a elaboração deste plano houve dificuldades para conseguir dados sobre resíduos nos municípios, o que é gerado pela ausência de pessoal capacitado para atuar na área em questão. Outros pontos como a formação dos gestores ambientais, publicidade de dados, integração com agências governamentais e envolvimento do legislativo também foram levantados deficitários. Percebe-se, assim, que a elaboração do plano passou por diversas dificuldades de ordens técnicas e institucionais, que levam a deficiências que devem ser consideradas na implementação do respectivo plano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).