ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NAYA SAMPAIO GONZAGA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR, SANTA CATARINA/Analysis of environmental perception of students of the 8th year of the School of Basic Education
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.114.128Palavras-chave:
Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Meio Ambiente.Resumo
Empregar a educação ambiental em escolas é um mecanismo significativo no processo de ensino dos jovens, onde por meio desse tema desenvolve-se aquisição de conhecimentos relacionados com o meio ambiente e sua preservação de forma a despertar uma conscientização aos jovens sobre a importância de preservar os recursos naturais. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos alunos da Escola de Educação Básica Naya Sampaio Gonzaga no município de Caçador/SC quanto aos temas: meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos e horta na escola. No presente estudo foi analisado a percepção ambiental dos alunos do 8° ano através de um questionário semiestruturado, por meio de 14 variáveis. O estudo foi aplicado em 38 alunos o qual pode-se analisar que a educação ambiental sobre diversos temas ainda é precária na turma do estudo e que o processo de educação ambiental precisa ser aprimorado junto aos alunos, visando um melhor conhecimento e desenvolvimento sustentável no meio escolar. Assim, pode concluir que a educação ambiental é uma importante ferramenta no processo de ensino, servindo como base na mudança de atitudes sendo em âmbito social e ambiental, como também pode ser utilizado meios de conhecimento - através da horta escolar para aplicar a educação ambiental e sanar essa questão.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I. M.; ARAÚJO, X. M. Tratamento do Esgoto Sanitário como Alternativa para Minimizar os Efeitos da Seca no Agreste Pernambucano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.8, n.2, p.5-22, 2018.
BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões. v.1, n. 4, E.1, 2008.
BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p.118-136, 2014.
COSTA, Carlos Antônio Gonçalves da; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta Escolar: alternativa para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável no cariri paraibano. Revista Polêmica. V.15, n.3, E.1, 2015.
GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 5 ed. Campinas – SP: Papirus, 2012.
GUIMARÃES, Ueudison Alves. Conscientização dos Ribeirinhos sobre a Importância da Preservação Ambiental do Rio Manso. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. V.11, n.8, p. 39-48, 2018.
HORA, H. R. M.; MONTEIRO, G. T. R.; ARICA, J. Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, v.11, n.2, p.85-103, 2010.
KIPPER, L. M., 2005. “Ações estratégicas sistêmicas para a rede sustentável de reciclagem de plásticos”; Tese de Doutorado do programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina - SC
LIMA, G.C. O discurso da sutentabilidade e suas implicações para a educação. Revista Ambiente & Sociedade. v.6, n.2, p.99-119, 2003.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas 2002.
MEDEIROS,Aurélia, et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, E.1, 2011.
Saito, C. A pesquisa em educação ambiental em diferentes áreas do conhecimento – algumas reflexões. Pesquisa em Educação Ambiental, v.7, p.41-64. 2012.
SILVA, Nubelia Moreira da; NOLÊTO, Tânia Maria S. J. Reflexões sobre lixo, cidadania e consciência ecológica. Revista eletrônica do curso de geografia do campus avançado de Jataí – GO. Jataí – GO, n.2, p.1-14, 2018.
Silva, T. N.; Campos, L. M. S. 2008. Avaliação da produção e qualidade do gás de aterro para energia no aterro sanitário dos Bandeirantes/SP. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental. 13, 88-96.
STUMPF, Vitã Dutra; THEIS, Vanessa; SCHREIBER, Dusan. Gestão de resíduos sólidos em empresas metal mecânicas de pequeno porte. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v.7, n.2, p. 230-247, 2018.
TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003, p.166.
WOLF, Mônica Aparecida Dias; POVALUCK, Maristela. Educação ambiental na prática: captação de água pluvial em escola de rede pública de ensino no município de São Bento do Sul – SC. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental PPGEA/FURG-RS. v. 20, p.163-170, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).