Agrohidronegócio e dinâmicas territoriais em Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.16.30irPalavras-chave:
Agrohidronegócio, Dinâmicas territoriais, Rondônia.Resumo
O início do século XXI manifesta a expansão do agrohidronegócio em Rondônia, no qual o uso estratégico da terra e da água se coloca como ativo econômico na dinâmica territorial da acumulação do capital. Assim, analisa-se o agronegócio da soja no sul rondoniense e a construção de sistemas de objetos (portos e hidrovia) que possibilitam a fluidez territorial, ao tempo que articula a importância do rio Madeira nessa nova dinâmica territorial no norte rondoniense. Conclui-se que a geografia local está cada vez mais pressionada pelas variáveis externas, qualificando os lugares como manifestação da totalidade mundo, quando se considera o processo de produção de commodities na região.
Agrohidronegócio, Dinâmicas territoriais, Rondônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).