Agrohidronegócio e dinâmicas territoriais em Rondônia

Autores

  • Carlos Alberto de Almeida Ricarte Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Ricardo Gilson da Costa Silva

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.16.30ir

Palavras-chave:

Agrohidronegócio, Dinâmicas territoriais, Rondônia.

Resumo

O início do século XXI manifesta a expansão do agrohidronegócio em Rondônia, no qual o uso estratégico da terra e da água se coloca como ativo econômico na dinâmica territorial da acumulação do capital. Assim, analisa-se o agronegócio da soja no sul rondoniense e a construção de sistemas de objetos (portos e hidrovia) que possibilitam a fluidez territorial, ao tempo que articula a importância do rio Madeira nessa nova dinâmica territorial no norte rondoniense. Conclui-se que a geografia local está cada vez mais pressionada pelas variáveis externas, qualificando os lugares como manifestação da totalidade mundo, quando se considera o processo de produção de commodities na região.

 Agrohidronegócio, Dinâmicas territoriais, Rondônia.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Almeida Ricarte, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGG/UNIR.

Ricardo Gilson da Costa Silva

Professor da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGG/UNIR.

Downloads

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Almeida Ricarte, C. A. de, & Costa Silva, R. G. da. (2017). Agrohidronegócio e dinâmicas territoriais em Rondônia. REVISTA GEONORTE, 8(28), 16–30. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.16.30ir