DINÂMICA ESPECTRAL-TEMPORAL NOS CAMPOS DE UMIDADE, TEMPERATURA E VEGETAÇÃO NA CIDADE DE NATAL/RN POR GEOPROCESSAMENTO
Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, vegetação, umidadeResumo
O presente trabalho analisou o microclima urbano da cidade do Natal/RN, com vistas aenfocar a importância da vegetação urbana, que desempenha um papel regulador de umidade e detemperatura extremamente importante. No entanto a cidade vem perdendo boa parte de sua vegetaçãopara o concreto e asfalto. Nesse intuito torna-se necessário a criação e manutenção de áreas protegidascom a função de preservar os recursos hídricos, a estabilidade térmica, a biodiversidade, proteger osolo e garantir o bem-estar da sociedade. Com isso o artigo objetiva-se realizar análise da dinâmicaespacial dos campos de umidade, temperatura e vegetação na cidade através de técnicas de álgebra demapas do sensoriamento remoto. Conforme as análises dos campos espectrais, a cidade do Natal/RNcontém áreas que têm o verde expressivo, e com isso o poder de oxigenar e umedecer o ar éamenizado apenas no entorno dessas áreas verdes, assim se faz importante um projeto de arborizaçãocom ênfase na espacialização e espécie adequada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Silveira Adalfran, H. de M., Oliveira da Silva, B. C., Patrício da Costa Junior, N., & Moreira da Silva, F. (2012). DINÂMICA ESPECTRAL-TEMPORAL NOS CAMPOS DE UMIDADE, TEMPERATURA E VEGETAÇÃO NA CIDADE DE NATAL/RN POR GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1421 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).