MODELO ANALÍTICO PARA ESTIMATIVA DA UMIDADE DO AR ATRAVÉS DO CANAL TERMAL DO SENSORIAMENTO REMOTO
Palavras-chave:
umidade, sensoriamento remoto, gestão pública, urbano.Resumo
A técnica do sensoriamento remoto aliado ao geoprocessamento vem se constituindo no instrumentoimprescindível aos planejadores, ambientalistas e pesquisadores ligados às Ciências da Terra. Elapossibilita a obtenção de informações sobre determinada área e os fenômenos que nela ocorrem.Devido a este fator, confeccionou-se uma carta de umidade de superfície para o município doNatal/RN, por meio das técnicas de sensoriamento remoto através de imagem do Landsat5TM egeoestatísticas (regressão linear e álgebra com mapas) no software IDRISI Andes, com o intuito desubsidiar o mapeamento na gestão urbana e ambiental. O resultado deste trabalho é a geração da cartade umidade, o qual expôs resultados bastante coerentes com o que é visto in loco, onde mostrou asáreas de maior umidade estão representadas por feições naturais como parques e matas no territórioem análise, ao passo que áreas urbanizadas apresentam condições de umidade menor devido àscondições impostas pelo processo de adensamento urbano. O método pode contribuir nos maisvariados estudos geográficos, como: incidência de algumas doenças (dengue, fungos e dentre outros),conforto térmico, planejamento urbanístico e ambiental. No entanto, o mesmo precisa ser aprimoradoe requer maiores investigações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Costa Junior, N. P. da, Melo Silveira, A. H. de, & Oliveira da Silva, B. C. (2012). MODELO ANALÍTICO PARA ESTIMATIVA DA UMIDADE DO AR ATRAVÉS DO CANAL TERMAL DO SENSORIAMENTO REMOTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1594 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2216
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).