PROPOSTA DE AÇÃO DECISÓRIA NA GESTÃO DE RISCO À INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN ATRAVÉS DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (PAH)

Autores

  • Juliana Rayssa Silva Costa
  • Fernando Moreira da Silva
  • Hamilcar José Almeida Filgueira

Palavras-chave:

Risco, Desastre, Inundação e Gestão.

Resumo

A presente pesquisa visa identificar a melhor opção dentro das alternativas possíveis e ajudar na determinação de prioridades para gerenciar o risco a inundação ocorrida no município de Ipanguaçu, localizado no Vale do Açu, Estado do Rio Grande do Norte – Brasil, com base na gestão realizada no ano de 2009, por meio do Processo de Análise Hierárquica (PAH) elaborado por Thomas L. Saaty (1972) e indicadores elaborado por Cardona et al., (2005). Os resultados encontrados expõem ótimas opções a serem seguidas ao comparar com a realidade local. Portanto, esta metodologia se torna uma ferramenta útil para a análise econômica e setorial, com o fim de promover políticas de desenvolvimento, ordenamento territorial local, intervenção e proteção de bacias hidrográficas, justificar a transferência de recursos para o nível local com fins específicos de gestão de risco e a criação de redes de segurança social.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Costa, J. R. S., Moreira da Silva, F., & Filgueira, H. J. A. (2012). PROPOSTA DE AÇÃO DECISÓRIA NA GESTÃO DE RISCO À INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN ATRAVÉS DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (PAH). REVISTA GEONORTE, 3(4), 946–960. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1888