ESTUDO AMBIENTAL DO RIO JACARECICA NO POVOADO CANDEIAS, MOITA BONITA – SE
Palavras-chave:
rio Jacarecica, bacia hidrográfica, estudo ambientalResumo
Os recursos hídricos constituem uma temática que norteia varias discussões no meio cientifico eacadêmico tendo em vista sua importância para manutenção de toda e qualquer espécie viva na Terra.Para gerir adequadamente os recursos hídricos há necessidade de estudos socioambientais queenvolvam análise ambiental e aspectos socioeconômicos. Sergipe possui 6 (seis) bacias hidrográficas,que são as bacias dos rios São Francisco, Vaza Barris, Real, Japaratuba, Sergipe e Piauí. O presenteartigo tem como objetivo apresentar as características físicas e estabelecer uma breve discussão acercada questão ambiental em um trecho do rio Jacarecica, um dos principais afluentes do Rio Sergipe,próximo ao povoado Candeias, Moita Bonita – SE. A caracterização física da área subjacente aotrecho do rio deve contribuir na realização de um diagnóstico com proposições de medidas quepoderão ser tomadas para a resolução dos problemas ocasionais e previsíveis, o que justifica otrabalho. O conjunto de procedimentos metodológicos utilizadas nessa pesquisa incluemlevantamentos bibliográficos acerca da área e temática estudada; coleta de dados junto a órgãospúblicos e trabalhos de campo. Os diversos problemas encontrados no trecho analisado (esgotodespejado no rio, resíduos sólidos, retirada da mata ciliar e de areia, exploração do solo pelaagricultura e pastagem) têm como principal propulsor o homem. O reflorestamento das áreasdevastadas é uma medida que à longo prazo produziria resultados favoráveis. É preciso planejar parapreservar. E o planejamento ambiental só é possível a partir de estudos sobre os fatores naturais esocioeconômicos da área, que permitirão o uso ideal do solo e exploração dos recursos hídricos commenores danos ao meio ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Alves Ribeiro, A. F., & Brito, R. F. (2012). ESTUDO AMBIENTAL DO RIO JACARECICA NO POVOADO CANDEIAS, MOITA BONITA – SE. REVISTA GEONORTE, 3(6), 933–945. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1999
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).