MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO AVE (NW DE PORTUGAL)
Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Adaptaclima, modelos climáticos regionais, AVE.Resumo
O projeto Adaptaclima pretende avaliar a amplitude das mudanças climáticas em territórios do Sudoeste Europeu, através da implementação de modelos climáticos regionais baseados em modelos climáticos globais do IPCC e análise dos resultados obtidos através desses modelos, perspetivando as implicações dos possíveis cenários traçados.Neste contexto, este trabalho apresenta a aplicação dos referidos modelos a uma área geográfica específica, a região do Ave, no Noroeste de Portugal. A partir da análise dos resultados da modelação climática estabelecem-se cenários preditivos e tendências para as variáveis climáticas consideradas, identificando-se um relativo paralelismo com identicos estudos de âmbito nacional e ibérico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Vieira, A., Bento Gonçalves, A., Bento Gonçalves, A., & Lourenço, L. (2012). MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO AVE (NW DE PORTUGAL). REVISTA GEONORTE, 3(4), 843–854. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1879
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).