GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
ESTUDO DE CASO EM PÉ DE SERRA, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.45.60Palavras-chave:
Formação de professor, QGIS, Cartografia temáticaResumo
O ensino de Geografia aliado ao uso de Geotecnologias pode levar o aluno a construir sua ideia de mundo mais estruturada, pois permite analisar a construção do espaço em diferentes escalas. Este artigo propõe discutir a difusão das Geotecnologias na Educação Básica por meio de oficinas com professor buscando desenvolver uma política pública de educação que contemple a formação continuada e o ensino de Geografia contextualizado com a realidade escolar. Os procedimentos metodológicos envolveram elaboração de material teórico e material prático sobre Geotecnologias e ensino contextualizado, realização de oficinas com professores para discussão dos materiais e aplicação em sala de aula. O estudo aponta contribuições que as Geotecnologias, por meio de cursos de atualização e elaboração de recursos didáticos, podem oferecer ao ensino de Geografia e a importância de proporcionar situações de aprendizagem que valorizam o espaço vivido dos estudantes. Os professores que aplicaram o material didático em sala de aula afirmaram que os alunos mostraram curiosidade e interesse em conhecer melhor as características do espaço geográfico do município e avaliaram como excelente a contribuição do material para contextualização do ensino com a realidade local.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ponciana Freire. Geotecnologias como Metodologias Aplicadas ao Ensino de Geografia: uma tentativa de integração. Revista de Estudos Geoeducacionais. Ceará, vol. 4, n. 8, p. 54-66, jul./dez., 2013. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/184> Acesso em: 7 de Janeiro de 2019.
CARVALHO, A. P. R. Geotecnologias na contextualização do ensino de geografia no município de Pé de Serra – BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana – BA, 01 de abril de 2019.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escola e construção de conhecimentos. Papirus. Campinas - SP. 2005.
DUARTE, R. L. ANUNCIAÇÃO, V. S. Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio: a formação continuada de professores de Geografia da rede estadual de Ensino no município de Aquidauana – MS. Bol. Goia. Geogr. (Online). Goiânia, v. 37, n. 1, p. 122-139, jan./abr. 2017. Disponível em: < https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/46247> Acesso em: 6 fev. 2022.
FERREIRA, E. M. Geotecnologias como recurso didático para professores de Geografia no ensino fundamental da rede estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana, MS, 20 de março de 2017. Disponível em < https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/4234> Acesso em: 22 de Janeiro de 2023.
FITZ, P. R. Cartografia Básica. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
LAROCCA, P. TOZETTO, S. S. A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação. Revista Transmutare, v. 1, n. 2, p. 162 – 179, Curitiba, jul./dez. 2016. ISSN 2525-6475. Disponível em <https://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937/3306> Acesso em: 8 jan. 2019.
PAZ e SILVA. L. A. SILVA, A. S. Formação de professores e as implicações no ensino de Geografia: uma abordagem sob a perspectiva dialética. Revista Equador, Vol. 06, N° 1, p. 40 – 56. UFPI, 2017. ISSN 2317-3491. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador> Acesso em: 8 jan. de 2019.
PONTES, E. T. M. CAMPOS, G. S. CARVALHO, A. B. Geotecnologias, cartografia digital e geoprocessamento aplicados ao ensino de Geografia e disciplinas afins: uma experiência de extensão no semiárido cearense. GeoFocus: Revista Internacional de Ciência y Tecnologia de la Información Geográfica. n. 21. p. 145-167. 2018. Disponível em: < http://www.geofocus.org/index.php/geofocus/article/view/570> Acesso em: 6 fev. 2019.
SOARES, A. S. A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 22, n. 83 p.443-464, abr./jun. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a08v22n83.pdf> Acesso em: 7 fev. 2019.
SOUSA, I. B. FREITAS, M. I. C. Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II. Revista Brasileira de Cartografia, vol. 70, n. 5, Edição Especial “XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia”, 2018. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44568> Acesso em: 22 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).