GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

ESTUDO DE CASO EM PÉ DE SERRA, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Ana Paula Rios de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Joselisa Maria Chaves Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.45.60

Palavras-chave:

Formação de professor, QGIS, Cartografia temática

Resumo

O ensino de Geografia aliado ao uso de Geotecnologias pode levar o aluno a construir sua ideia de mundo mais estruturada, pois permite analisar a construção do espaço em diferentes escalas. Este artigo propõe discutir a difusão das Geotecnologias na Educação Básica por meio de oficinas com professor buscando desenvolver uma política pública de educação que contemple a formação continuada e o ensino de Geografia contextualizado com a realidade escolar. Os procedimentos metodológicos envolveram elaboração de material teórico e material prático sobre Geotecnologias e ensino contextualizado, realização de oficinas com professores para discussão dos materiais e aplicação em sala de aula. O estudo aponta contribuições que as Geotecnologias, por meio de cursos de atualização e elaboração de recursos didáticos, podem oferecer ao ensino de Geografia e a importância de proporcionar situações de aprendizagem que valorizam o espaço vivido dos estudantes. Os professores que aplicaram o material didático em sala de aula afirmaram que os alunos mostraram curiosidade e interesse em conhecer melhor as características do espaço geográfico do município e avaliaram como excelente a contribuição do material para contextualização do ensino com a realidade local.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

Rios de Carvalho, A. P., & Chaves, J. M. (2024). GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO EM PÉ DE SERRA, BAHIA, BRASIL. REVISTA GEONORTE, 15(49). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.45.60