A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO OESTE BAIANO: MIGRAÇÃO SULISTA E NOVAS TERRITORIALIDADES
Resumo
Ao longo dos últimos quarenta anos,não só o Rio Grande do Sul, mas todo o Sul dopaís perdeu muitos emigrantes que foram em busca de um pedaço maior de terras nas novas fronteiras agrícolas das quais estavam sendo abertas, uma destas fronteiras é o cerrado baiano. Pretendemos neste trabalho,identificar, a atuação dessa corrente migratória, bem como as transformações no espaço agrícola e urbano, as quais geram novas territorialidades, centralizando a análise nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo, e São Desidério, cidades quehoje, concentram a maior parte dos migrantes sulistas e consequentemente se apossam de uma agricultura moderna, que trouxe consigo grandes impactos ambientais, desigualdades socioepaciais, e um crescimento desordenado das cidades.Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Hoffmann Costa, D., & Mondard, M. L. (2013). A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO OESTE BAIANO: MIGRAÇÃO SULISTA E NOVAS TERRITORIALIDADES. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1347–1361. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1239
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).