ANÁLISE DOS PARÂMETROS TEXTURAIS E MINERALÓGICOS DO SOLO POR ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS (AM)
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.48.30.54Palavras-chave:
Espectroscopia, Geotecnologias, SoloResumo
Uma análise de solo reveste-se de primordial importância, haja vista sua função preponderante no planejamento de infraestruturas e empreendimentos civis, na agricultura, na gestão ambiental e conservação dos recursos naturais. Nesse sentido, no Parque Nacional de Anavilhanas (PNA) e entorno, área de estudo, ocorre limitações na obtenção de informações de solos, considerando aspectos específicos como atributos químicos e físicos, impostos, principalmente, pela magnitude territorial, complexidade e diversidade ambiental da região. Os métodos convencionais de análise de solo, devido à demanda por tempo, mão de obra especializada e custos elevados, dificultam a pesquisa e limitam o conhecimento. Este estudo propôs avaliar a espectroscopia como ferramenta de apoio na caracterização textural e mineralógica de solos provenientes da Amazônia comparando seus resultados com os métodos convencionais. As amostras de solos obtidas foram submetidas a uma análise espectral na faixa do VIS-NIR-SWIR do espectro eletromagnético sendo possível diferenciar texturas e estabelecer correlações com os tipos de solo e com os métodos convencionais empregados, destacando-se a identificação de caulinita e óxido-hidróxidos de ferro. No contexto das limitações da área pesquisada, a espectroscopia se revelou como uma ferramenta complementar as técnicas tradicionais por meio da análise detalhada das respostas espectrais, proporcionando informações precisas sobre as propriedades texturais, mineralógicas e químicas do solo. Essa abordagem possibilitou uma avaliação abrangente contribuindo para avanços na pesquisa e no conhecimento pedológico do PNA e seu entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).