DISCURSO E CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA NA FORMAÇÃO DO SOLDADO NO EXÉRCITO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Estado, Soldado, Imaginário, Simbólico.Resumo
É nítida a formatação experimentada por um indivíduo que se submete ao serviço militar, seja em caráter obrigatório ou não. Contudo, nem sempre são claras a correlações entre o cotidiano da caserna e teorias que expliquem a conexão entre o discurso do Estado e a mudança da concepção de mundo do soldado através das ferramentas ideológicas com vistas à mudança dos valores simbólicos individuais e coletivos, incluindo a possibilidade de destruição do outro, se necessário. Este ensaio busca evidenciar, através de uma entrevista com um ex-militar do Exército e da leitura de filósofos como Ernst Cassirer, por exemplo, o funcionamento de parte desse mecanismo: quando um jovem se transforma em um soldado e passa a estar intrinsecamente disposto a morrer por seu país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Santos, S. C., & Silva, A. A. (2013). DISCURSO E CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA NA FORMAÇÃO DO SOLDADO NO EXÉRCITO BRASILEIRO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 693–711. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1200
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).