CARACTERIZAÇÃO SAZONAL DAS PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP, ENTRE OS ANOS DE 1943 A 2004.

Autores

  • Denise Dias dos Santos
  • Emerson Galvani

Palavras-chave:

Clima regional, chuva orográfica, precipitação, sazonalidade, Serra do Mar. SEASONAL CHARACTERISTICS OF PRECIPITATION IN THE CITY OF CARAGUATATUBA-SP, BETWEEN THE YEARS 1943 TO 2004.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo caracterizar o regime sazonal de chuvas no município de Caraguatatuba-SP. A área de estudo localiza-se entre a Serra do Mar e o oceano Atlântico, possibilitando que ocorra o fenômeno de chuva orográfica na região, que em conjunto com a posição latitudinal compõe a configuração sazonal de chuvas. Para isso, realizou-se a análise da série histórica (1943 a 2004) fornecida pelo SigRH, a correção e reorganização dos dados para que obtenção dos resultados. Observou-se que, durante o ano, não há estação seca definida, mas o verão concentra a maior parte de volume de chuvas e o inverno é o período mais seco (ou menos chuvoso). Partindo para uma análise mensal, percebe-se que o mês de janeiro é, em média, o mais chuvoso no ano, sendo que junho e julho são aqueles em que a precipitação diminui consideravelmente. Na série estudada, o ano mais úmido (mais chuvoso) foi o de 1976, com 4080,2 mm, e o mais seco (menos chuvoso) foi o de 1984, com 1065,9 mm. Com estes valores foi possível concluir que há desvios positivos em relação à média de precipitação no ano de 1976 (com exceção ao mês de março, que registrou valor abaixo da média); já no ano de 1984 os desvios de precipitação foram negativos (com exceção ao mês de agosto, ficando acima da média).

Biografia do Autor

Denise Dias dos Santos

UFAM

Downloads

Publicado

2012-10-06

Como Citar

Dias dos Santos, D., & Galvani, E. (2012). CARACTERIZAÇÃO SAZONAL DAS PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP, ENTRE OS ANOS DE 1943 A 2004. REVISTA GEONORTE, 3(8), 1196 –. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2467

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>