ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS GEOPOLÍTICAS
Palavras-chave:
Organização não governamental, conservação ambiental, geopolítica.Resumo
O presente artigo busca apontar, dentre ações de conservação ambientais promovidas por determinada Organização Não Governamental no estado de Mato Grosso do Sul, quais aquelas que contêm viés geopolítico, a partir da geração de territorialidades no espaço geográfico Para tanto parte da análise documental do projeto escrito, buscando mensurar eventuais ações que impliquem, necessariamente, em exercícios de poder no espaço geográfico, territorializando determinadas porções das áreas em estudo a partir da ideologia conservacionista. Como resultado percebeu-se que à medida que o projeto de conservação era implementado, muitas foram as áreas passíveis de intervenção, tanto geográfica como de recenciamento e estruturação de bancos de dados, culminando diferentes formas de poder.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Castro Garzoni, E. de. (2013). ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS GEOPOLÍTICAS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 555–574. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1190
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).