CABECEIRAS DE DRENAGEM DO RIBEIRÃO DA MATA (MG) E SUAS RELAÇÕES COM AS SUPERFÍCIES DE APLANAMENTO DE KING (1956).
Palavras-chave:
Cabeceiras de Drenagem, Espacialização, Geomorfologia, Superfícies de Aplanamento, Ribeirão da Mata-MG, BrasilResumo
As teorias sobre a evolução do relevo continental, que envolvem os conceitos de peneplanação e pediplanação têm sofrido importantes revisões. Todavia, os trabalhos de King (1956) ainda permanecem como um dos poucos que abordam em geomorfologia regional, a gênese e a evolução cíclica dos relevos da bacia do Ribeirão da Mata-MG. Sendo assim, este trabalho possui como objetivo geral verificar a espacialidade das cabeceiras de drenagem da bacia do Ribeirão da Mata-MG perante o modelado regional, considerando seus aspectos geológico-geomorfológicos gerais e, sobretudo, suas relações com a caracterização apresentada por King (1956). Através do software ArcGIS 9.3 mapeou-se as cabeceiras de drenagem e, associado ao MDE , os compartimentos do relevo em que se localizavam. Os resultados confirmaram que as cabeceiras de drenagem estão circunscritas, em maior quantidade, (i) às porções intermediárias referentes às bordas da Superfície Sul Americana; em menor amplitude, (ii) à transição entre esta última e a Superfície Pós-Gondwânica, nas altas elevações; e, com recorrência média, (iii) as cabeceiras localizam-se nas bordas das frentes de dissecação esculturadas pelo Ciclo Velhas, segundo a classificação de King (1956).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Lavarini, C., & Magalhães Jr, A. P. (2012). CABECEIRAS DE DRENAGEM DO RIBEIRÃO DA MATA (MG) E SUAS RELAÇÕES COM AS SUPERFÍCIES DE APLANAMENTO DE KING (1956). REVISTA GEONORTE, 3(5), 250–260. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2077
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).