O MERCADO INTERNACIONAL DO ETANOL
Palavras-chave:
Energia, Geopolítica energética, etanol, comércio mundial.Resumo
O mercado internacional do etanol vem crescendo a cada dia, inevitavelmente. A procura constante pela substituição da utilização dos combustíveis fósseis, em especial do petróleo, somada à busca pela redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa, provoca uma busca para o desenvolvimento de alternativas para os combustíveis renováveis, em especial o etanol. O presente trabalho tem por objetivo analisar o mercado internacional para o etanol e seus principais destinos no mundo. Baseando-se nos dados dos principais importadores de etanol brasileiro, daremos atenção especial para os mercados norte-americano, da União Europeia, e da Ásia. Procuraremos identificar os pontos principais que caracterizam o mercado internacional do etanol, os incentivos e os obstáculos para o seu desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Porebska Bessa, D. J. (2013). O MERCADO INTERNACIONAL DO ETANOL. REVISTA GEONORTE, 4(12), 520–536. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1188
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).