Jogo lúdico para o ensino da química: trilha da separação de misturas

Autores

  • Erika Servão Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Diego Moraes Barbosa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Leandro Tavares Anselmo Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Marcos Paulo Gonçalves Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

A química é observada de forma isolada, mas saber que ela está tão presente quanto a natureza que cerca o homem torna-a mais fácil de compreendê-la. Partindo disso, foi realizada uma atividade lúdica aplicada ao ensino de química para os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas IFAM. O objetivo dessa atividade foi levar o aprendizado dos alunos através de jogo lúdico, envolvendo produtos naturais da cultura amazônica para melhor assimilação do conteúdo químico abordado. A metodologia apresentada teve como objetivo trabalhar a teoria em relação aos produtos do cotidiano com o conteúdo separação de mistura. Após, realizou-se atividade prática em forma de um jogo lúdico contendo perguntas e respostas para solicitar o ensino aprendido do conteúdo abordado. Também foi aplicação um questionário inicial e final para conhecer a evolução dos alunos. Durante a aplicação com os alunos do IFAM, observou-se a efetiva participação na atividade. Desta forma, obtemos um resultado satisfatório tanto na teoria quanto na prática. Dessa forma, conclui-se que trabalhar teoria associada à prática facilita o ensino-aprendizado de forma que os alunos possam ter melhor assimilação dos conteúdos ao verem que química não resume em teoria complexa, mas que elas estão presentes no nosso cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

ARAÚJO, E. S.; BARBOSA, D. M.; ANSELMO, L. T.; OLIVEIRA, M. P. G.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Jogo lúdico para o ensino da química: trilha da separação de misturas. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5619. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>