Jogo lúdico para o ensino da química: trilha da separação de misturas
Resumen
A química é observada de forma isolada, mas saber que ela está tão presente quanto a natureza que cerca o homem torna-a mais fácil de compreendê-la. Partindo disso, foi realizada uma atividade lúdica aplicada ao ensino de química para os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas IFAM. O objetivo dessa atividade foi levar o aprendizado dos alunos através de jogo lúdico, envolvendo produtos naturais da cultura amazônica para melhor assimilação do conteúdo químico abordado. A metodologia apresentada teve como objetivo trabalhar a teoria em relação aos produtos do cotidiano com o conteúdo separação de mistura. Após, realizou-se atividade prática em forma de um jogo lúdico contendo perguntas e respostas para solicitar o ensino aprendido do conteúdo abordado. Também foi aplicação um questionário inicial e final para conhecer a evolução dos alunos. Durante a aplicação com os alunos do IFAM, observou-se a efetiva participação na atividade. Desta forma, obtemos um resultado satisfatório tanto na teoria quanto na prática. Dessa forma, conclui-se que trabalhar teoria associada à prática facilita o ensino-aprendizado de forma que os alunos possam ter melhor assimilação dos conteúdos ao verem que química não resume em teoria complexa, mas que elas estão presentes no nosso cotidiano.
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