A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA PARA OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SEM LABORATÓRIO

Autores

  • Odailson Falcão Batista Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Química, Professor

Resumo

Introdução: A disciplina de Química no ensino médio é muito importante, pois através dela, os alunos podem aprender interpretar as transformações da matéria e suas propriedades. No entanto, verifica-se a inexistência de laboratórios nas escolas de ensino público Municipal ou Estadual, para a elaboração de aulas práticas e/ou experimentais para melhor entendimento dos alunos em determinados conteúdos. Objetivo: O objetivo desse relato é demonstrar a vivência de um estagiário dentro de uma sala de aula, exercendo papel de um docente, por meio da regência e observação, pondo em prática os conceitos teóricos estudados na universidade. Metodologia: O Estágio ocorreu na Escola Estadual João Vieira, situada na rua Vieira Martins, número 828 na cidade de Coari-Amazonas, consistindo em 15 horas de observação e 20 horas de regência. Utilizou-se métodos diversificados com a ajuda de materiais simples, como o livro didático proposto pelo ensino público, e imagens ilustrativas de alguns materiais de uso laboratorial, além de materiais alternativos. Resultado: O estágio proporcionou a oportunidade de mostrar ao acadêmico o que possivelmente será encontrado no cotidiano docente. Verificou-se que alguns alunos não prestavam atenção para o que estava acontecendo à sua frente como consequência da dificuldade apresentada na disciplina. Na regência pode-se utilizar os materiais alternativos para transmitir os conteúdos com mais clareza, fazendo com que os alunos pudessem ter um olhar diferente pela química, despertando sua vontade de quererem aprender. Como um futuro docente, o estagiário deve tentar despertar o interesse dos alunos, seja por meio de atividades tradicionais, resolução de questões básicas no quadro ou atividades experimentais, visando contribuir para a formação de cidadãos críticos e conhecedores do meio e das transformações que ocorrem no seu cotidiano. Conclusão: Portanto, conclui-se que a presença de um estagiário na disciplina de química em uma escola pública de ensino é muito importante, pois desta forma, o mesmo pode estar ao lado do professor supervisor transmitindo os conteúdos de maneira clara e contribuindo com metodologias didáticas alternativas  que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino e para o conhecimento do estagiário como um futuro professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

BATISTA, O. F.; YAMAGUCHI, K. K. de L. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA PARA OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SEM LABORATÓRIO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 2, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6545. Acesso em: 6 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>