Fórum participativo como ferramenta para reflexão sobre o papel dos profissionais em educação de ciências

Autores

  • Antonio Geilson Matias Monteiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

O fórum é uma ferramenta assíncrona que permite a interação entre duas ou mais pessoas a trabalhar temas específicos, proporcionando o aprofundamento de conteúdos e discussões. É assíncrona porque os estudantes trocam ideias e conhecimentos, em tempos diferentes, ficando o registro delas no próprio fórum possibilitando que em outros momentos os participantes se inteirem das contribuições e possam apoiá-las ou contrapô-las. Sabendo que a educação vem passando por diversas transformações em sua contextualização e que a universidade vem formando profissionais que irão atender não somente a comunidade local como em outra localidade, foi realizado um fórum participativo com estudantes do curso de Ciências e profissionais renomados para tratar da temática “professor ideal”. O objetivo desse trabalho foi reunir profissionais da educação local para um debate sobre a profissão e contribuir com a motivação para os futuros educadores, fazendo-os refletir sobre a formação e o dever dos professores / alunos na docência. O Fórum ocorreu no Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB da Universidade Federal do Amazonas – UFAM campus Coari, no Auditório Rio Copeá, no dia 11 de setembro de 2017, das 13:00hs às 18:00hs. Uma mesa redonda foi composta pelas coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e Matemática e Física, comissões de estágios do mesmo, representantes da educação local, professor e gestor da Escola Estadual de Tempo Integral (CETI), coordenadora Regional de Educação SEDUC/Coari e participação de uma psicologia da educação e uma professora de pedagogia do ISB. Sendo um total de 8 profissionais da educação reunidos no evento, trazendo suas experiências e ferramentas utilizadas por eles no dia a dia da docência. Cada integrante teve um tempo de 10 a 15 minutos para expor sua contribuição referente ao tema ou sobre algumas sugestões que os mesmos acharam necessárias as quais correlacionavam-se com o tema, como, por exemplo, estágio supervisionado nas escolas, projeto de extensão, entre outros. Esse é um trabalho com metodologia exploratória e descritiva a partir da observação dos participantes. O levantamento de dados ocorreu através de dois questionários aplicados durante o debate. Pode-se verificar pelos questionários levantados, que muito dos participantes eram acadêmicos dos cursos de licenciatura, demostrando o interesse pelo evento na área da educação. Tendo no primeiro questionário a participação de 63,92% do sexo feminino e 36,08% do masculino. Os resultados demonstraram uma alta aceitação dos participantes, onde 95% afirmou que esse evento foi proveitoso e auxiliou na vida acadêmica e perspectiva do futuro docente. 98% afirmaram que o fórum contribuiu para repensar a metodologia de ensino-aprendizagem. Os pontos negativos citados foram que organização poderia ter sido melhor, pois foram muitos assuntos relevantes, porém com o tempo muito curto para o debate. E os pontos positivos foram principalmente que o fórum trouxe motivação para a capacitação individual. Por meio desse trabalho foi possível mensurar o impacto do fórum participativo e a contribuição deste no entendimento sobre o profissional da educação, suas perspectivas e o compromisso dos acadêmicos no desenvolvimento da educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

MONTEIRO, A. G. M.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Fórum participativo como ferramenta para reflexão sobre o papel dos profissionais em educação de ciências. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5615. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>