Livros didáticos de história: análise do uso nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Rozinilza Silva dos Santos
  • Clarice Bianchezzi

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como o professor dos anos iniciais do ensino fundamental vem utilizando o livro didático de História, em uma escola da rede municipal de ensino de Parintins. Para os professores e alunos o livro didático configura como uma das ferramentas para o ensino. A mediação do ensino de História através do livro didático pode ser estratégia de leitura, interpretações e compreensão histórica. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, método fenomenológico, tendo como procedimentos de coleta de dados questionários com questões semiestruturada. Assim, buscamos compreender se o livro didático de história tem sido usado de fato como ferramenta didática no desenvolvimento da aprendizagem em História. Neste trabalho teve-se a base teórica: Otto (2009), Fonseca (2003; 2009), Cainelli (2010).

Palavras-chave: Ensino de História. Livro didático. Prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Santos, R. S. dos, & Bianchezzi, C. (2017). Livros didáticos de história: análise do uso nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica Mutações, 8(14), 406–419. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/3612