Manifestações culturais: perspectivas no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Rosicleia de Melo Nunes
  • Clarice Bianchezzi

Resumo

Este trabalho de pesquisa teve como intenção principal identificar algumas das manifestações culturais presentes no município de Parintins que pudessem contribuir no processo do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando que o ensino da História Local é item obrigatório a ser trabalhado nesta etapa do ensino, conforme apontam os Parâmetros Curriculares de História para o ensino fundamental (anos iniciais), destacando também informações capazes de contribuir na formação base de indivíduos e valorização da identidade local. A pesquisa focou em duas frentes: as manifestações culturais cadastradas no calendário da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Parintins e as manifestações populares vivenciadas pela população em datas constantes ao longo do ano, mas que não contam com registro ou incentivo financeiro da Secretaria de Cultura e Turismo Municipal.

Palavras-chave: História local; cultura; identidade; ensino- aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Nunes, R. de M., & Bianchezzi, C. (2017). Manifestações culturais: perspectivas no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica Mutações, 8(14), 393–405. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/3611