“Na natureza selvagem”: os diferentes gêneros textuais na construção do livro-Reportagem

Autores

  • Graciene Silva de Siqueira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

ResumoO presente estudo consiste em uma análise da construção narrativa do livro-reportagem “Na natureza selvagem”, do jornalista Jon Krakauer. A obra relata a trajetória do americano Christopher McCandless, desaparecido por dois anos e encontrado morto em um ônibus, em 1992, no Alasca. Além do gênero jornalístico, o autor utiliza os gêneros interpessoal e ficcional. Partimos do conceito de Transtextualidade de Gérard Genette a fim de estabelecer as relações entre esses diferentes gêneros que compõem a obra, identificando o papel de cada um na narrativa jornalística.

Palavras-chave:  Jornalismo; Livro-reportagem; Gêneros Textuais; Transtextualidade; Gérard Genette.

Biografia do Autor

Graciene Silva de Siqueira, Universidade Federal do Amazonas

Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas, docente na mesma universidade, com Mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição e doutoranda em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Siqueira, G. S. de. (2016). “Na natureza selvagem”: os diferentes gêneros textuais na construção do livro-Reportagem. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 210–219. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2696