Do confessionalismo à crítica

a formação em Serviço Social no Brasil

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Resumo

Neste artigo analisamos a trajetória da formação profissional em Serviço Social no Brasil, nos debruçando sobre a disputa no interior da ABESS, entre o projeto confessional e crítico. Observamos as estratégias. Para tal, a metodologia que adotamos foram revisão documental e bibliográfica. A partir dessa revisão, conseguimos visualizar as que asseguraram   a hegemônica de um modelo de formação confessional até a década de 1950, e que passa a ser disputado a partir dos adventos da reconceituação que culmina na Virada do serviço social. Também fruto desse movimento nas décadas seguintes é possível a transformação de ABESS em ABESPSS consolidando o projeto crítico na profissão.

Referências


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ABEPSS (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL). Diretrizes curriculares da ABEPSS para o curso de graduação em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, 2021.

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Biografia do Autor

Malu Ribeiro Vale, Prefeitura de Nova Iguaçu - PNI

Mestre em Serviço Social PPGSS UFRJ (2024). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Economia e Gestão de Sustentabilidade de Habitação de Interesse Social (IE/UFRJ). Atualmente é assistente social técnica em direitos humanos da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, trabalhando como técnica de referência em diversidade religiosa. Mulher preta de Axé. Tem experiência na área de: Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas e Direitos Humanos, Relações étnico-raciais, Diversidade religiosa, Politica de Assistência Social e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE), diversidade sexual e de gênero, Sindicatos, Organização sindical, Organização politico sindical, reforma sindical. E-mail: malu.r.vale@gmail.com

Janete Luzia Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Titular da Escola de Serviço Social da UFRJ. Graduada em Serviço Social pela UFRJ (1986), Mestre em Serviço Social pela PUC/RJ (1991), Doutora em Serviço Social pela UFRJ (1999). Pós-Doutorado em Serviço Social (Capes-Print, 2021) na Universidad de Granada (UGR Espanha). Pós-Doutorado em Políticas Sociais (2022) na Universidade de Aveiro (UA Portugal). Especialista em Educação na Área da Saúde pelo NUTES/UFRJ (1986) e Especialista em Populações confinadas com HIV/Aids pelo CNRS/ORS-PACA França (1996). Assessora da Coordenação de Saúde do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (DESIPE/RJ) de 1992 a 1994. Pesquisadora do Centro Nacional de Referência em HIV/Aids HUGG/UNIRIO de 1987 a 1997. Desde 1997 é professora efetiva da Escola de Serviço Social da UFRJ. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ (Mestrado e Doutorado) desde 2005. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social/UFF (Mestrado e Doutorado) desde 2002. Fundadora e Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Públicas, Questão Social e Serviço Social (NUPEQUESS/Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq) desde 2000. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq de 2018 a 2022. Possui extensa produção científica e bibliográfica em livre, capítulos de livros e periódicos especializados. Email: janeteluziaufrj@gmail.com

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Vale, M. R. ., & Leite, J. L. . (2025). Do confessionalismo à crítica: a formação em Serviço Social no Brasil. Revista Eletrônica Mutações, 18(30), 111–114. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18290