Do confessionalismo à crítica

a formação em Serviço Social no Brasil

Authors

Abstract

This article analyzes the trajectory of professional education in Social Work in Brazil, highlighting the dispute between the confessional and critical projects. The objective is to understand the strategies used to consolidate each of these projects. The methodology adopted includes documentary and bibliographic review. Among the results, we observe that ABESS, initially hegemonic, promoted a training model based on religious values until the 1950s. This hegemony was challenged following the Social Work Turn and the transformation of ABESS into ABEPSS, through which the critical project gained strength by incorporating a materialist interpretation of reality.
Keywords: Professional education. Social Work. ABESS. ABEPSS.

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Author Biographies

Malu Ribeiro Vale, Prefeitura de Nova Iguaçu - PNI

Mestre em Serviço Social PPGSS UFRJ (2024). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Economia e Gestão de Sustentabilidade de Habitação de Interesse Social (IE/UFRJ). Atualmente é assistente social técnica em direitos humanos da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, trabalhando como técnica de referência em diversidade religiosa. Mulher preta de Axé. Tem experiência na área de: Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas e Direitos Humanos, Relações étnico-raciais, Diversidade religiosa, Politica de Assistência Social e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE), diversidade sexual e de gênero, Sindicatos, Organização sindical, Organização politico sindical, reforma sindical. E-mail: malu.r.vale@gmail.com

Janete Luzia Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Titular da Escola de Serviço Social da UFRJ. Graduada em Serviço Social pela UFRJ (1986), Mestre em Serviço Social pela PUC/RJ (1991), Doutora em Serviço Social pela UFRJ (1999). Pós-Doutorado em Serviço Social (Capes-Print, 2021) na Universidad de Granada (UGR Espanha). Pós-Doutorado em Políticas Sociais (2022) na Universidade de Aveiro (UA Portugal). Especialista em Educação na Área da Saúde pelo NUTES/UFRJ (1986) e Especialista em Populações confinadas com HIV/Aids pelo CNRS/ORS-PACA França (1996). Assessora da Coordenação de Saúde do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (DESIPE/RJ) de 1992 a 1994. Pesquisadora do Centro Nacional de Referência em HIV/Aids HUGG/UNIRIO de 1987 a 1997. Desde 1997 é professora efetiva da Escola de Serviço Social da UFRJ. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ (Mestrado e Doutorado) desde 2005. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social/UFF (Mestrado e Doutorado) desde 2002. Fundadora e Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Públicas, Questão Social e Serviço Social (NUPEQUESS/Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq) desde 2000. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq de 2018 a 2022. Possui extensa produção científica e bibliográfica em livre, capítulos de livros e periódicos especializados. Email: janeteluziaufrj@gmail.com

Published

2025-09-03

How to Cite

Vale, M. R. ., & Leite, J. L. . (2025). Do confessionalismo à crítica: a formação em Serviço Social no Brasil. Revista Eletrônica Mutações, 18(30), 111–114. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18290