A dinâmica da enchente e vazante no município de Barreirinha/AM: impactos socioambientais e a intervenção das políticas públicas

Autores

  • Patricio Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Kassia karise Carvalho Carneiro Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos socioambientais ocasionados pela enchente e vazante dos rios na zona urbana do município de Barreirinha no Baixo Amazonas considerando a intervenção humana no ambiente, bem como identificar de que forma as políticas públicas vem intervindo nesta realidade. Constitui-se parte de uma pesquisa realizada entre Fevereiro a Agosto de 2015 com moradores e representantes das secretarias municipais de Barreirinha, cuja base de investigação pautou-se nas abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que a dinâmica da enchente e vazante dos rios tem se colocado como um desafio para as políticas públicas, visto que a cidade está situada em uma área de várzea evidenciando impactos nas áreas da educação, saúde, sistema habitacional, na geração de trabalho e renda, além da questão ambiental, tendo em vista a frequente poluição dos rios.

Biografia do Autor

Patricio Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Assistente Social. Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins.

Kassia karise Carvalho Carneiro, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins. Bolsista do Programa de Apoio a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas – PAITI/AM.

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Ribeiro, P. A., & Carneiro, K. karise C. (2016). A dinâmica da enchente e vazante no município de Barreirinha/AM: impactos socioambientais e a intervenção das políticas públicas. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 114–127. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/1021