Produção de Conhecimento no Serviço Social Amazônida

análise da produção acadêmica sobre povos indígenas e comunidades tradicionais

Autores

  • Patrício Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Kamila Batista Fonseca Universidade Federal do Amazonas
  • Joelen Pereira Fonseca Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo discute a produção acadêmica do Serviço Social amazônida que têm como centralidade povos indígenas e comunidades tradicionais, com recorte à produção dos estados que fazem parte da Regional Norte da ABEPSS, nos últimos oito anos. Como procedimento metodológico, realizou-se revisão bibliográfica e levantamento documental (de 2014 a 2022) para coleta de dados em anais de congressos e trabalhos de conclusão de curso (mestrado e doutorado). Os resultados apontam, no total, 137 trabalhos os quais revelam uma diversidade de temas que envolvem povos indígenas e comunidades tradicionais, considerando o contexto urbano e rural da Amazônia. São frutos de estudos e pesquisas que singularizam e particularizam as questões territoriais, geográficas, ambientais, políticas, culturais e étnicas dos povos, assim como, evidenciam as políticas públicas e as expressões da questão social presentes na realidade amazônica.

Palavras-chave: Serviço Social; Produção de Conhecimento; Amazônia; Povos e Comunidades Tradicionais.

 

Referências

ANDRADE, R. F. C. de; VALLINA, M. M.; GAMA, R. R. Da Escola de Serviço Social de Manaus ao boom do mercado educacional no Amazonas. In: ____. A escola de serviço social de Manaus: primórdios da formação do estado do Amazonas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. p. 26-35.

AMARAL, W. R. do; BILLAR, J. A. B. A questão indígena no Serviço Social: um debate necessário na profissão. Em Pauta, Rio de Janeiro. 2º semestre de 2020, n. 46, v. 18, p. 180-195. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/52013/34470. Acesso em: 18 dez. 2022.

BOURGUIGNON, J. A. A Particularidade histórica da Pesquisa no Serviço Social. Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v.10, n. esp., p. 46-54, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802007000300005/3911. Acesso em: 14 jun. 2016.

CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área Serviço Social, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/doc-servico-social-01-11-pdf/view. Acesso em: 01 out. 2020.

CARVALHO, D. B. B. de; SILVA, M. O. S. (Org.). Serviço Social, Pós-graduação e produção de conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.

CFESS. Conselho Federal do Serviço Social. CFESS Manifesta: dia da luta indígena. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/c3GHp8JjbZ9hqfc3q3YY8GP/?lang=pt. Acesso em: 02 jan. 2023.

CFESS. Conselho Federal do Serviço Social. 15 de maio: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1800. Acesso em: 18 nov. 2022.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1941.

HECK, E.; LOEBENS, F.; CARVALHO, P. D. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos avançados, n. 19. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/5RnftMKtzRwmyTMrKpqX63S/?lang=pt. Acesso em: 28 jan. 2023.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

IAMAMOTO, M.V; CARVALHO, R. Relações sociais e serviço social no Brasil: esbouço de uma interpretação histórico-metodológicas. 29.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. ed. 19. São Paulo: Cortez, 2010.

IAMAMOTO, M. V. 40 anos da “virada” do Serviço Social no Brasil: história, atualidade e desafios. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 1-20, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/30303. Acesso em: 02 jan. 2023.

KAMEYAMA, N. A trajetória da produção de conhecimentos em Serviço Social: avanços e tendências (1975 a 1997). In: Cadernos ABESS. Diretrizes Curriculares e Pesquisa em Serviço Social. São Paulo, n. 8, p. 33-76, 1998.

LARA, R. A produção de conhecimento em Serviço Social: o mundo do trabalho em debate. 2008. Tese (Doutorado em Serviço Social), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de História. Manaus, 2008.

MARTINELLI, L. M. Serviço Social: Identidade e alienação. ed. 16. São Paulo: Cortez, 2011.

MATHIS, Adriana de Azevedo; SANTANA, Joana Valente; SILVA, Max Nazareno Miranda da; CRUZ, Jaqueline do Nascimento. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA: elementos históricos e temas de pesquisa em 20 anos. R. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 216-224, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v20n2/1414-4980-rk-20-02-00216.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

MENDES, J. M. R; ALMEIDA, B. L. F. As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 640-661, out/dez. 2014.

MONTENEGRO, R. de C. A Criação da Escola de Serviço Social de Manaus. Dissertação (Mestrado em Serviço Social), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social. Rio de Janeiro, 1986.

MOTA, A. E.; RODRIGUES, M. Legado do Congresso da Virada em tempos de conservadorismo reacionário. R. Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 199-212. 2020. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/cfessmanifesta2012_lutaindigena-SITE.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

NASCIMENTO, M. A. C.; ARÊDA-OSHAI, M. C.; NASCIMENTO, N. S. F.; RIBEIRO, P. A. Negros e Indígenas na Amazônia no contexto da Formação Profissional em Serviço Social. In: CUNHA, M. G. N.; PRATES, J. C.; GOMES, V. L. B.; PINHEIRO, H. A. (Org.). Procad Amazônia 2: formação e trabalho do Assistente Social no Norte e no Sul do Brasil. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2021.

NETTO, J. P. A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde: Formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. In: CFESS/ABEPSS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 667-700.

OLIVEIRA, E. Perspectivas hegemônicas e institucionalização do Serviço Social no Pará. Dissertação (Curso Internacional de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento), Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém/PA, 1988.

SANTOS, J. S. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTANA, J. V.; STAMPA, S.; CARVALHO, D. B. B. de. A pós-graduação em serviço social no contexto ultraneoliberal. In:JOAZEIRO, E. M. G.; GOMES, V. L. B. (Org.). Serviço social: formação, pesquisa e trabalho profissional em diferentes contextos Teresina: EDUFPI, 2020.

SILVA, M. O. da S. et al. O protagonismo do Maranhão no Serviço Social brasileiro. Serviço Social & Sociedade. Edição Especial. Serviço Social: memória e história, n. 95, Ano XXIX, setembro, 2008.

Biografia do Autor

Patrício Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PPGSS/UFPA). Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSS/UFAM). Professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ) ), Campus Parintins.

Kamila Batista Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do Curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ).

Joelen Pereira Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do Curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ).

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

Ribeiro, P. A., Batista Fonseca, K., & Pereira Fonseca, J. . (2023). Produção de Conhecimento no Serviço Social Amazônida: análise da produção acadêmica sobre povos indígenas e comunidades tradicionais. Revista Eletrônica Mutações, 15(24), 72–90. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11680