Taylor Swift e a era 1989

imagem, estratégia e cultura

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Resumen

A proposta deste estudo foi analisar a campanha promocional do álbum 1989 (2014) da cantora Taylor Swift, considerando processos estratégicos, midiáticos e socioculturais. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso com aporte documental composto por materiais de sites especializados do setor de música e entretenimento. Discute-se a configuração da promoção do álbum como um acontecimento midiático entre cultura pop, entretenimento, mercado e influência. Entendeu-se que, no período de 2014 a 2016 - período de divulgação do álbum -, houve uma escalada da artista para o posto de ícone cultural e artista multifacetada, termos justificados pela forma como a artista no imaginário cultural e como asset do mercado musical, o que criou resultados de valor não apenas para o desenvolvimento da carreira de Swift, mas para as novas engrenagens impulsionadoras da indústria do entretenimento.

Palavras-chave: Cultura pop; Indústria cultural; Estratégia; Indústria musical; Taylor Swift.

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Biografía del autor/a

Pedro Antônio Tameirão Magalhães, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc

Publicitário. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). E-mail: gustavo.ccpv@gmail.com

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc

Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde também obteve o título de doutor em Desenvolvimento Social. É mestre em Geografia, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNIFIPMoc), em Geografia (UNIFRAN) e em Ciências Sociais (FUNP). Atualmente, é professor adjunto das faculdades de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). É pesquisador associado do Citadino, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (Unimontes). E-mail: gustavo.ccpv@gmail.com

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

Magalhães, P. A. T. ., & Santos, G. S. (2024). Taylor Swift e a era 1989: imagem, estratégia e cultura. Revista Eletrônica Mutações, 17(28), 45–66. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/16134