Taylor Swift e a era 1989
imagem, estratégia e cultura
Abstract
A proposta deste estudo foi analisar a campanha promocional do álbum 1989 (2014) da cantora Taylor Swift, considerando processos estratégicos, midiáticos e socioculturais. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso com aporte documental composto por materiais de sites especializados do setor de música e entretenimento. Discute-se a configuração da promoção do álbum como um acontecimento midiático entre cultura pop, entretenimento, mercado e influência. Entendeu-se que, no período de 2014 a 2016 - período de divulgação do álbum -, houve uma escalada da artista para o posto de ícone cultural e artista multifacetada, termos justificados pela forma como a artista no imaginário cultural e como asset do mercado musical, o que criou resultados de valor não apenas para o desenvolvimento da carreira de Swift, mas para as novas engrenagens impulsionadoras da indústria do entretenimento.
Palavras-chave: Cultura pop; Indústria cultural; Estratégia; Indústria musical; Taylor Swift.
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