Subjetividade Docente, Educação Inclusiva e Biopolítica

uma análise foucaultiana das produções científicas do Grupo de Trabalho GT15 (Educação Especial) da ANPEd Nacional, de 2019 e 2021

Autores/as

Resumen

Este artigo faz parte de uma pesquisa para escrita da dissertação do mestrado, eu possui por finalidade refletir, sob a perspectiva dos estudos foucaultianos, a subjetividade docente, a Educação Inclusiva e a Biopolítica, problematizando a partir da análise das produções cientificas de pesquisas publicadas nos anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, entre os anos de 2019 e 2021, no grupo de trabalho GT15 – Educação Especial, e quais os tensionamentos causados a partir dessas publicações.  O preconceito está cada vez mais intrínseco na sociedade; apesar da Educação Inclusiva estar presente de forma constante nas discussões que envolvem as instituições de ensino e profissionais da área.

Palavras-chave: Educação; Inclusão; subjetivação Docente; Biopolítica;

 

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Biografía del autor/a

ANGELICA MARIA SCHIMITZ SILVEIRA, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora efetiva de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC.  Instituição: Universidade Regional de Blumenau (FURB).  

E-mail: amssilveira@furb.br

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor permanente do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau - FURB e professor colaborador do Mestrado em Educação da FURB Instituição: Universidade Regional de Blumenau (FURB). E-mail: rsoler@furb.br

Publicado

2024-09-27

Cómo citar

SILVEIRA, A. M. S., & Soler, R. D. de V. y . (2024). Subjetividade Docente, Educação Inclusiva e Biopolítica: uma análise foucaultiana das produções científicas do Grupo de Trabalho GT15 (Educação Especial) da ANPEd Nacional, de 2019 e 2021. Revista Eletrônica Mutações, 17(28), 2–17. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/14877