Turismo Comunitário Sustentável no Lago Zé Açu no Município de Parintins (AM)
Resumen
O artigo socializa uma experiência de turismo comunitário desenvolvida pela Cooperativa de Agroturismo e Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental de Comunidades do Zé Açu/COOPAZÇU. Desde 2014 a entidade organiza roteiros e pacotes turísticos para visitas às belezas naturais do lago Zé Açu, e para interação dos visitantes com o modo de vida desse povo amazônida. Essa iniciativa contou com o apoio do Projeto de Pesquisa “Educação Ambiental para o Turismo Comunitário Sustentável em Comunidades Rurais Ribeirinhas”, financiado pelo Observatório de Economia Criativa do estado do Amazonas/OBEC-AM, realizado no período de 2013 a 2014, junto às comunidades localizadas às margens do lago Zé Açu, município de Parintins/AM. A tessitura analítica do texto foi construída em diálogo com Ignarra (2003), Faco e Naiman (2010), Ramalho, Silva e Rabinovici (2010), Neiman e Rabinovici (2010) e Peralta (2012). Como resultado da análise dos dados e do diálogo com os(as) autores(as), este texto apresenta o processo de construção do levantamento de atrativos turísticos e da proposta de implementação do turismo comunitário, bem como a elaboração de pacotes e de calendário turísticos e a descrição das primeiras visitas turísticas resultantes da implementação do turismo comunitário no território do lago Zé Açu pela COOPAZÇU.
Palavras-Chave: Potenciais turísticos; Comunidades Ribeirinhas; Turismo comunitário; Amazônia
Referências
ALBARADO, E. da C; MONTEIRO, I. M; SANTOS, N. da S. Educação Ambiental para o Turismo Comunitário Sustentável em Comunidades Rurais Ribeirinha. In: CHAVES, M. do P. S. R; CARVALHO, N. L. A (orgs.). Economia criativa: a experiência do observatório estadual de Economia criativa do Amazonas. Manaus: EDUA, 2016.
ACOSTA, A.. Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos, São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.
ARAÚJO, J. G. F. ABC do Turismo Rural. Viçosa, MG: Aprender Fácil, 2000.
BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo rural: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2.ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
CORIOLANO, L. N. de M. T. et al. Arranjos Produtos Locais do Turismo Comunitário: Atores e Cenários em Mudança. Fortaleza: EDUECE, 2009.
CORIOLANO, L. N. de M. T. O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza. São Paulo: Annablume, 2006.
DIEGUES, A. C. O mito do paraíso desabitado: as áreas naturais protegidas. In: FERREIRA, L. D. C; VIOLA, E. Incertezas de sustentabilidade na globalização. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 279-318. (Coleção momento).
FACO, R. A; NEIMAN, Z. A Natureza do Ecoturismo: conceitos e segmentos. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.
JULIANO, T; RABINOVICI, A. Turismo em território indígena. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.
IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo. São Paulo, Pioneira Thomson Learnig, 2003.
MALDONADO, C. O Turismo Rural Comunitário na América Latina. In: BARTHOLO, R. SANSOLO, D. G; BURSZTYN, I. Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009.
MITRAUD, S. Manual de ecoturismo de base comunitária: ferramentas para um planejamento responsável. Brasília: WWF-Brasil, 2003.
NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.
NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZONIA/Realização Comissão Pastoral da Terra - Região do Zé Açu; Manaus-AM, junho de 2007 (Fascículo 16 - Ribeirinhos da Região do Zé Açu em defesa de sua história e da Natureza).
PACHECO, J. B. Uso e ocupação da terra e a sustentabilidade ambiental da dinâmica fluvial das microbacias hidrográficas Zé Açu e Tracajá na Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado). Pós-graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
PERALTA, N. Ecoturismo de base comunitária na Amazônia: uma analise comparativa. Revista Acadêmica - Observatório de Inovação do Turismo. Rio de Janeiro: vol. VII, nº 1 ABR, 2012.
RAMALHO, A. L; SILVA, P. B; RABINOVICI, A. O Turismo no Contexto da Sustentabilidade. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil, 2010.
RIBEIRO, E. M. Prospectiva e Sustentabilidade do Ecoturismo: uso da técnica de construção de cenários no Estado do Amazonas. Brasília, 2013, 210 p.: il. (Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília).
SOUZA, J. C. R. de. Parintins: uma ilha urbanizada. Manaus, 1998. 60f. (Monografia do Bacharelado em Geografia). Instituto de Ciências Humanidade e Letras – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. PROTEC - Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas. Relatório do Projeto Educação Ambiental para o turismo comunitário sustentável em comunidades rurais ribeirinhas. Manaus, 2014.
Agradecimentos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.