Aplicação dos Conceitos de Lean Office na Otimização do Setor de Compras do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul
Resumen
O Lean Office é uma ferramenta utilizada para gerar fluxos enxutos nos processos administrativos e, consequentemente, torná-los mais eficientes. Este trabalho tem como objetivo viabilizar a aplicação dos conceitos de Lean office ao setor de compras do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul, órgão ligado à estrutura da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, localizado na cidade de Manaus. A pesquisa se desenvolveu com o mapeamento dos processos de compras emergenciais, realizados no setor de compras deste hospital. Então, foi elaborado o Mapa de Fluxo de Valor do Estado atual no qual foram identificados os problemas que aumentavam o Lead time e foi constatado que as principais causas advinham de duas etapas. Posteriormente, foram propostas melhorias para as etapas críticas e, para isso, foi elaborado o Mapa de Fluxo de Valor do Estado Futuro. Os resultados mostraram que é possível otimizar o fluxo de processo e reduzir o Lead time utilizando os conceitos de Lean Office.